terça-feira, 25 de setembro de 2012

Um pouco da história do rádio


Oi pessoal, hoje eu fiquei encarregado de descobrir um pouco sobre a História do Rádio no Brasil, então vamos lá!
Primeiro a definição:  O rádio é um veículo de comunicação, baseado na difusão de informações sonoras, por meio de ondas eletromagnéticas, em diversas frequências. Ele pode ser caracterizado como um meio essencialmente auditivo, formado pela combinação do binômio: voz (locução) e música.

Entre os meios de comunicação em massa, o rádio pode ser considerado o mais popular e o de maior alcance do público, não só no Brasil, mas no mundo, isso pela capacidade que o homem tem em ouvir a mensagem sonora e falada simultaneamente e não ter de interromper as suas atividades e se dedicar exclusivamente à audição.
Um pouco da história do rádio no Brasil

1922 – Primeira transmissão oficial de radiodifusão na praia Vermelha no Rio de Janeiro, com o discurso do presidente da República, Epitácio Pessoa em comemoração ao centenário da Independência do Brasil.

1932 – Surge a  era do rádio comercial, quando o presidente Getúlio Vargas, através do Decreto 21.111, autorizou as emissoras a terem até 10% de sua programação sob a forma de publicidade. Até então, o rádio era sustentado apenas por contribuições de seus próprios ouvintes, que eram os mesmos que ajudavam a fazer a programação.

1936 É fundada a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que se tornaria um marco na história do rádio com seus programas de auditório, suas comédias e rádio novelas.

 1937 – Em 06 de maio é inaugurada em São Paulo a Rádio Bandeirantes, a primeira emissora a divulgar notícias durante toda a programação.

1968 - O governo Costa e Silva investiu no surgimento do rádio FM, que ganha força a partir da metade dos anos 70.

 2005 - iniciam-se no Brasil, em 26 de setembro, as primeiras transmissões de rádio no sistema digital.

2012- O Brasil completa 90 anos desde a primeira transmissão de rádio no país.

Por hoje é só!

Daniel Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário