terça-feira, 25 de setembro de 2012

Você sabia? Reciclar não é difícil!


Para começar a reciclar basta deixar um saco para o que pode ser reaproveitado e outro para resíduos comuns, como restos de comida. Os principais materiais recicláveis são o metal, vidro, plástico e papel. Fique sabendo!
 
Nas redes de supermercados, como o Grupo Pão de Açúcar e Wal-Mart, os consumidores podem depositar plástico, papel, metal, vidro e óleo. A maioria das lojas tem recipientes para os resíduos reciclados que são aproveitados por cooperativas de catadores e ONGs de reaproveitamento.
Dos materiais reciclados, as pilhas e baterias usadas merecem mais atenção. Elas contêm metais pesados altamente tóxicos, como cádmio, chumbo e mercúrio. Estima-se que no Brasil, são vendidos 800 milhões de baterias e pilhas por ano, que podem contaminar o solo e a água, causando sérios problemas de saúde.   As lojas da Drogaria São Paulo recolhem pilhas usadas.
O óleo de cozinha é outro vilão. Um litro deste material quando jogado no ralo da pia pode contaminar até 20.000 litros de água, além de aumentar em até 45% os custos de tratamento e provocar o entupimento das tubulações nas redes de esgoto. Para transformá-lo em sabão, coloque em garrafas plásticas e leve até os supermercados que contam com postos de reciclagem destinados ao produto ou dê para uma pessoa que saiba como reutilizá-lo.

Outro produto que pode ser reciclado é o pneu. Todos os meses 12.000 toneladas de pneus sem possibilidade de recauchutagem são coletados para reciclagem na cidade. O Programa de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis da Reciclanip, uma entidade formada pelos fabricantes que transforma-os em materiais como solado de sapato e borracha de vedação. Há uma lista de pontos de coleta no site www.reciclanip.com.br

 
http://www.zap.com.br/revista/imoveis/servicos/reciclar-nao-e-um-bicho-de-sete-cabecas-20091026/
 
Agora que você já está sabendo, que tal começar a reciclar?


Conexão Alvim 2012
Monitores em Ação numa Escola  Sustentável.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário